
Desvelando caminhos para a aprendizagem profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais
2022; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.23925/1983-3156.2022v24i1p418-455
ISSN1983-3156
AutoresDaniela Inês Baldan da Silva, Alessandro Jacques Ribeiro, Márcia Aguiar,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste artigo tem como objetivo identificar as oportunidades de aprendizagem profissional viabilizadas a professores durante um processo formativo, tomando-se como foco de análise o planejamento da formação e as ações da formadora para desenvolvê-lo. O presente estudo é de natureza qualitativa e construcionista, dentro da perspectiva teórica do interpretativismo. Realizaram-se as análises a partir dos documentos do processo formativo e uma entrevista de lembrança estimulada com a formadora complementou-as. Os resultados revelaram que os participantes vislumbraram possibilidades de desenvolver o Pensamento Algébrico com estudantes dos anos iniciais, participaram de discussões matemáticas e didáticas sobre a propriedade do elemento oposto, do elemento neutro (adição e multiplicação) e do significado de equivalência do sinal de igualdade e refletiram sobre os conhecimentos dos estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental relacionados ao desenvolvimento do Pensamento Algébrico. E as escolhas da formadora possibilitaram articular as dimensões matemática e didática, aproximar a Matemática Acadêmica da Matemática Escolar, vinculadas ao Pensamento Algébrico, e favoreceram interações discursivas pautadas na argumentação e na justificação e em momentos de trabalho individual e coletivo, com a finalidade de ampliar conhecimentos.
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