
Álgebra no Currículo de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
2022; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
10.23925/1983-3156.2022v24i1p250-288
ISSN1983-3156
AutoresAdriana Jungbluth, Everaldo Silveira, Regina Célia Grando,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNeste artigo apresenta-se o resultado de um estudo que buscou investigar conhecimentos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Álgebra e seu ensino. A Álgebra é uma das cinco unidades temáticas da Matemática para os anos iniciais, proposta na Base Nacional Comum Curricular (2017), cujo intuito é desenvolver o pensamento algébrico dos alunos. Como base de dados, utilizaram-se questionários respondidos por 98 professores e aprofundaram-se os dados através de entrevistas. A metodologia utilizada para análise de dados é a Grounded Theory – Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados obtidos apontam a ausência de formação específica para o ensino da unidade temática Álgebra, relatada por 74,5% dos professores, condição que os leva a não se sentirem preparados em seus conhecimentos para desenvolver atividades algébricas. Após diagnóstico inicial, passou-se às entrevistas reflexivas/formativas, realizadas com três duplas de professores, nas quais se enfatizaram dimensões da Álgebra proposta na BNCC para os Anos Iniciais, como a generalização de padrões em sequências e o sentido de equivalência da igualdade. Inicialmente, os professores não demonstraram clareza no conhecimento do conteúdo e do currículo, em aspectos como a relação entre o trabalho com as sequências e a generalização, a importância de trabalhar com o sentido de equivalência da igualdade e o uso do pensamento relacional. Durante as entrevistas reflexivas/formativas, os professores ressaltaram a importância do conhecimento e a necessidade de formação sobre os temas que contribuem para o desenvolvimento do pensamento algébrico, para que possam implementar o ensino da Álgebra, destacando a viabilidade desse ensino.
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