Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Os números e o Sistema de Numeração Decimal: avaliação diagnóstica de estudantes da educação básica

2022; UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO; Linguagem: Português

10.20435/serie-estudos.v27i59.1630

ISSN

2318-1982

Autores

Mônica de Oliveira Pinheiro da Silva, Maria Alzira de Almeida Pimenta,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O desempenho dos estudantes brasileiros em matemática nas avaliações sistêmicas tem revelado lacunas. Considerando que o domínio do Sistema de Numeração Decimal é base para aprendizagem de conceitos matemáticos, a pergunta norteadora desta pesquisa foi: o que revelaram as avaliações diagnósticas aplicadas em distintas séries no Brasil e em Portugal? O objetivo geral foi compreender aspectos em relação à aprendizagem dos números e suas operações, apresentados na resolução das avaliações diagnósticas. Para a coleta de dados, foi aplicada uma avaliação diagnóstica, seguida de sua correção e análise. Buscou-se respaldo teórico em Luckesi (2010), Caraça (2010), Vergnaud (2009), Fernandes (2006), Desprebitéris (2001), entre outros. A avaliação diagnóstica revelou pontos-chave da aprendizagem e que, especificamente nas quatro turmas em que foi aplicada, a interpretação de texto, as frações e a passagem da linguagem formal para a linguagem algébrica − na resolução de problemas − não foram aprendidas por completo. Em relação às avaliações diagnósticas, estas se constituem em um rico instrumento, capaz de mapear a situação de aprendizagem dos conceitos, servindo como ponto de retomada e redirecionamento da condução do conteúdo a ser retrabalhado, bem como revisão das práticas pedagógicas dotadas para este objetivo.

Referência(s)