Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Transtornos mentais comuns e adaptação ao ensino remoto em acadêmicos de saúde na pandemia COVID-19

2022; Volume: 6; Linguagem: Português

10.15536/reducarmais.6.2022.2835

ISSN

2237-9185

Autores

Mara Dantas Pereira, Míria Dantas Pereira, Marianna Rodrigues Marques Dourado, Gabriel Pedro Gonçalves Lopes, Horley Soares Britto Neto, Cleberson Franclin Tavares Costa, Estélio Henrique Martin Dantas,

Tópico(s)

Occupational Health and Burnout

Resumo

A pandemia da doença de coronavírus (COVID-19) ocasionou a obrigatoriedade de virtualização da ação das instituições de ensino superior, o que ocasionou a instauração do ensino remoto. Em decorrência deste cenário atípico, as repentinas alterações exigiram adaptação imediata e compulsória por parte dos estudantes universitários, podendo predispor os futuros profissionais da área da saúde ao adoecimento mental. O presente artigo objetivou avaliar a prevalência de transtornos mentais comuns em acadêmicos da área da saúde e os indicadores de adaptação ao ensino remoto durante a pandemia da COVID-19. Como parte do método, realizou-se uma pesquisa transversal, com caráter exploratório e descritivo, com 211 acadêmicos (X ̅ = 24,4±6,8 anos) da área de saúde. Os achados revelam que os estudantes de Psicologia (45,9%) e Medicina (15,8%) apresentaram maiores níveis de transtornos mentais comuns em comparativo com os alunos das outras áreas, sendo ainda significativamente maior no sexo feminino (78,1%). Os resultados demostram que é necessário implementar projetos e ações voltadas para promoção de saúde mental nesses acadêmicos.

Referência(s)