Artigo Acesso aberto Revisado por pares

"A coincidência da invenção poética revolucionária com a invenção política revolucionária": os casos das obras Cuba Colectiva e 48 Artistas, 48 Anos de Fascismo.

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/dialogos.v26i1.62094

ISSN

2177-2940

Autores

Cristina Pratas Cruzeiro,

Tópico(s)

Art, Politics, and Modernism

Resumo

Este artigo incide sobre a relação entre as experiências de pintura colectiva Cuba Colectiva (Havana, 1967) e 48 Artistas, 48 Anos de Fascismo (Lisboa, 1974) e o impacto que tiveram no contexto português da sua realização. Em 1967, Portugal vivia uma ditadura e embora os artistas portugueses Lourdes Castro e René Bertholo tivessem participado na pintura realizada em Havana, o acontecimento não teve repercussão na imprensa portuguesa. A revolução portuguesa de 25 de Abril de 1974 permitiu a abertura a uma série de experiências artísticas realizadas em espaço público. Foi nesse contexto que a pintura portuguesa foi executada. O artigo irá indagar sobre o significado poético e político da relação entre as duas realizações.

Referência(s)