
Filmes como estratégias para as aulas de Educação Física na Escola
2022; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.117773
ISSN1982-8918
AutoresHo Shin Fú, Pedro Henrique Bezerra da Silva, Ana Paula da Silva, Marcílio Souza Júnior, Marcelo Soares Tavares de Melo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente estudo teve como objetivo analisar contribuições teórico-metodológicas do uso de filmes como estratégia nas aulas de Educação Física. Para isso, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa de cunho documental, na qual foram analisados doze filmes. Após as análises, foram identificados temas como racismo, gênero, educação e religiosidade, que serviram para subsidiar as discussões da pesquisa em voga. Nesse sentido, ressaltamos a importância da utilização de filmes como estratégia de ensino durante as aulas de Educação Física, pois estes trazem consigo temas transversais inerentes à realidade dos estudantes, que podem ser problematizados pelos professores.
Referência(s)