Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Filmes como estratégias para as aulas de Educação Física na Escola

2022; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.117773

ISSN

1982-8918

Autores

Ho Shin Fú, Pedro Henrique Bezerra da Silva, Ana Paula da Silva, Marcílio Souza Júnior, Marcelo Soares Tavares de Melo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar contribuições teórico-metodológicas do uso de filmes como estratégia nas aulas de Educação Física. Para isso, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa de cunho documental, na qual foram analisados doze filmes. Após as análises, foram identificados temas como racismo, gênero, educação e religiosidade, que serviram para subsidiar as discussões da pesquisa em voga. Nesse sentido, ressaltamos a importância da utilização de filmes como estratégia de ensino durante as aulas de Educação Física, pois estes trazem consigo temas transversais inerentes à realidade dos estudantes, que podem ser problematizados pelos professores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX