Estresse no trabalho relacionado ao exercício da docência no ensino superior / Work stress related ated to the exercise of teaching in higher education
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 6 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n6-122
ISSN2525-8761
AutoresAna Paula de Oliveira Nascimento Alves, Leila das Graças Siqueira, Cláudia Mendes Campos Versiani, Raynara Laurinda Nascimento Nunes, Carla Silvana de oliveira e Silva, Lucas Faustino de Souza, Renê Ferreira da Silva, Suzane Fonseca Oliveira, Deiviane Pereira da Silva, Mariza Alves Barbosa Teles, Nadine Antunes Teixeira, Ana Catarina Perez Dias,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoObjetivo: Avaliar o nível de estresse de docentes atuantes no ensino superior público. Realizou-se um estudo epidemiológico, transversal e analítico, com docentes atuantes em cursos de graduação da área de saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no ano de 2019. Métodos: Como instrumento, utilizou-se a Escala de Estresse no Trabalho (EET) associada a um questionário para investigar as características sociodemográficas, de formação, trabalho e saúde. Foi realizada a análise descritiva e bivariada por meio do teste qui-quadrado. Resultados: Os resultados encontrados pela classificação dos escores totais na Escala de Estresse no Trabalho evidenciaram preponderância de baixo nível de estresse em todas as variáveis analisadas. Os docentes do estudo possuíam baixos níveis de estresse. Conclusão: Conclui-se que os docentes deste estudo apresentaram baixo nível de estresse, entretanto, é indispensável considerar os fatores estressantes desses profissionais a fim de produzir um ambiente favorável à qualidade de vida e do trabalho docente.
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