Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/rep-2022-62009

ISSN

1982-7660

Autores

Adriana de Sá Passos Santos, René Geraldo Cordeiro Silva Júnior, Michelle Christini Araújo Vieira, Braz José do Nascimento Júnior, Alineaurea Florentino Silva, Kedma de Magalhães Lima,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O objetivo deste trabalho foi relatar as práticas educativas ambientais desenvolvidas por educadores e educandos da Sala Avançada D. Pedro II, na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia, e seus resultados para o desenvolvimento da educação na rede municipal de ensino. Este relato foi desenvolvido a partir de um estudo de caráter descritivo, tendo como participantes discentes de classes multisseriadas dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa a fim de conhecer, sob a ótica da educação ambiental, as ações dos indivíduos ou grupos em seu próprio ambiente e contexto social. A abordagem qualitativa foi utilizada com o intuito de obter uma maior compreensão da comunidade e a existência dessas práticas educativas relacionadas à educação ambiental como um instrumento de emancipação dos sujeitos. Como resultado, identificou-se que os discentes e a comunidade perceberam o poder das ações realizadas de forma coletiva e construíram novos conhecimentos. Contudo, a promoção de práticas relacionadas à educação ambiental deve ser exercida por todos, pois a temática envolve toda a sociedade e transcende o espaço escolar. Sendo assim, torna-se necessário difundir essas boas práticas por todos os lugares, para que os objetivos sejam atingidos coletivamente.

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