
Abordagem Psicopedagógica nas Dificuldades de Aprendizagem do Contexto Escolar: Uma Revisão Sistemática / Psychopedagogical Approach to Learning Disabilities on the School Context: A Systematic Review
2022; Persona Institute of Higher Education; Volume: 16; Issue: 60 Linguagem: Português
10.14295/idonline.v16i60.3473
ISSN1981-1179
AutoresPedro Walisson Gomes Feitosa, Lorena Magalhães de Macedo, João Heitor Basílio de Medeiros, Ana Glace Magalhães de Macedo, Lucas Lima da Silva, Jolouise Ramos Correia, Rian Brito Teles,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoResumo:Este artigo objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura quanto à abordagem da dificuldade de aprendizagem no contexto escolar pelo profissional psicopedagogo. Foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados eletrônicos da Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) seguindo os itens de Diretrizes para Revisões Sistemáticas e Metanálises (PRISMA). Foram aplicadas as palavras-chave: "Psicopedagogia" ; "Escola" ; "Aprendizagem". A revisão selecionou artigos publicados entre janeiro de 2009 e dezembro de 2018. Após triagem, 11 artigos foram incluídos para esta síntese qualitativa. Denotamos que a socialização dos conhecimentos é realizada de forma desigual e contraditória, uma vez que vivemos em uma sociedade de classes, que privilegia o individual e a propriedade privada, e assim favorece aqueles que têm capital para adquirir o conhecimento cultural produzido pela humanidade. Sendo assim, compreende-se que o profissional da educação deve desenvolver metodologias que priorizem a subjetividade de cada indivíduo, evidenciando a necessidade da assistência psicopedagógica permeando todo o processo ensino-aprendizagem.Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem; psicopedagogo; assistência pedagógica.Abstract: This article aimed to carry out a systematic review of the literature regarding the approach to learning difficulties in the school context by the psychopedagogist professional. A systematic search was carried out in the electronic databases of Scielo and the Virtual Health Library (VHL) following the items of the Guidelines for Systematic Reviews and Meta-analyses (PRISMA). The keywords were applied: "Psicopedagogia"; "Escola" ; "Aprendizagem". The review selected articles published between January 2009 and December 2018. After screening, 11 articles were included for this qualitative synthesis. We denote that the socialization of knowledge is carried out in an unequal and contradictory way, since we live in a class society, which privileges the individual and private property, and thus favors those who have capital to acquire the cultural knowledge produced by humanity. Therefore, it is understood that the education professional must develop methodologies that prioritize the subjectivity of each individual, evidencing the need for psychopedagogical assistance permeating the entire teaching-learning process.Keywords: Learning difficulties; psychopedagogue; pedagogical assistance.
Referência(s)