Metodologias ativas como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem da disciplina biologia em uma escola pública da cidade de Manaus-AM / Active methodologies as a teaching resource in the teaching-learning process of the subject biology in a public school in the city of Manaus-AM

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 5 Linguagem: Português

10.34117/bjdv8n5-409

ISSN

2525-8761

Autores

Éllida Lima de Mesquita,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

As Metodologias Ativas colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, onde ele passa a ter participação efetiva na sala de aula, possibilitando-o a examinar e organizar dados, elaborando e confirmando hipóteses e, consequentemente, criando novas situações de aprendizagem. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo avaliar se o uso de Metodologias Ativas em sala de aula pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Biologia, para alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Senador Petrônio Portella, situada no município de Manaus – AM. Utilizou-se do método qualiquantitativo a fim de se explorar o universo de 100 alunos do 2º ano do Ensino Médio e 4 professores da disciplina de Biologia, cujo intuito foi pesquisar e avaliar se o uso de Metodologias Ativas em sala de aula contribui no processo de ensino-aprendizagem de Biologia. Assim, optou-se pela pesquisa descritiva acompanhada de uma pesquisa survey.Por meio desta pesquisa pôde-se inferir que, para a maioria dos alunos do Ensino Médio, as aulas de Biologia geralmente são cansativas, pois são muitos nomes e muita matéria para assimilar, o que dificulta muito a aprendizagem. Nesse sentido, para que as aulas de Biologia se tornem mais interessantes e atrativas, é necessário despertar a curiosidade dos alunos, sendo necessário utilizar práticas inovadoras que ultrapassem as metodologias tradicionais, nesse caso as metodologias ativas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX