O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA, A SUA ORGANIZAÇÃO, APLICABILIDADE E RESPONSABILIDADES
2022; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
10.56083/rcv2n3-026
ISSN2764-7757
AutoresRonaldo dos Santos Guimarães, Antônio Adônnis Sátiro de Souza,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste artigo traz uma revisão bibliográfica acerca do Projeto Político-Pedagógico escolar (PPP), com finalidade de auxiliar na compreensão de sua função na escola, considerando que este possui suas dimensões, especificidade de graus de importância que organiza os projetos escolares, dando um norte para a gestão escolar, classificando os aspectos da escola em uma espécie de hierarquia, dando-lhe graus de importância, ao tempo que, faz uma leitura da realidade escolar, e aborda-se de forma impositiva as concepções filosóficas e metodológicas da própria escola, refletindo as intenções e anseios da equipe escolar. Explica-se que este é o documento que atende a comunidade ao entorno, partindo do ponto de vista que todas as áreas envolvidas também têm a sua parcela de contribuição, de modo que auxilie o gestor escolar com a tarefa de ajudar a elaborar os melhores os projetos previstos para o ano letivo. Ainda se faz uma reflexão acerca da necessidade de sua avaliação em detrimento ao que foi implementando, de modo que o crescimento da escola seja natural, e que a observância ao projeto pedagógico seja uma etapa natural da vida da escola, para que este documento não seja um objeto aprisionador e que sirva para cumprir uma exigência legal, garantindo assim o acesso à democratização do ensino e da escola a todos.
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