
Atuação do coordenador pedagógico no desenvolvimento do trabalho coletivo em Mato Grosso do Sul
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 14; Linguagem: Português
10.28998/2175-6600.2022v14nespp658-679
ISSN2175-6600
AutoresMary Ane de Souza, Paulo Vitor Ferreira Gonçalves, Marsiel Pacífico,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO trabalho investiga como o coordenador pedagógico tem atuado na promoção do trabalho coletivo nos ambientes escolares em Mato Grosso do Sul. Para tanto, inicialmente foi realizado uma revisão de literatura, depois a aplicação de um formulário online para professores com questões sobre o trabalho coletivo e por fim traz uma análise quanti-qualitativa das respostas dos formulários. A pesquisa mostrou que a maior parte dos professores consideram que são desenvolvidas atividades de cunho coletivo, em contrapartida, também responderam que há posturas individualistas, de superioridade e competitividade entre os docentes. Pode-se chegar à conclusão que o coordenador pedagógico tem sugestionado de maneira latente o trabalho coletivo, mas que a carga burocrática do trabalho impossibilita a efetivação dessa esfera nos ambientes escolares.
Referência(s)