Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atuação do coordenador pedagógico no desenvolvimento do trabalho coletivo em Mato Grosso do Sul

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 14; Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2022v14nespp658-679

ISSN

2175-6600

Autores

Mary Ane de Souza, Paulo Vitor Ferreira Gonçalves, Marsiel Pacífico,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O trabalho investiga como o coordenador pedagógico tem atuado na promoção do trabalho coletivo nos ambientes escolares em Mato Grosso do Sul. Para tanto, inicialmente foi realizado uma revisão de literatura, depois a aplicação de um formulário online para professores com questões sobre o trabalho coletivo e por fim traz uma análise quanti-qualitativa das respostas dos formulários. A pesquisa mostrou que a maior parte dos professores consideram que são desenvolvidas atividades de cunho coletivo, em contrapartida, também responderam que há posturas individualistas, de superioridade e competitividade entre os docentes. Pode-se chegar à conclusão que o coordenador pedagógico tem sugestionado de maneira latente o trabalho coletivo, mas que a carga burocrática do trabalho impossibilita a efetivação dessa esfera nos ambientes escolares.

Referência(s)
Altmetric
PlumX