Avaliação de sintomas de ansiedade e estresse em alunos de graduação / Assessment of anxiety and stress symptoms in undergraduate students
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 6 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n6-125
ISSN2525-8761
AutoresThayanna Erika e Silva, Fernanda Karolina Santos da Silva, Pablo Coutinho Malheiros, Evanisa Helena Maio de Brum,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
Resumoonsiderando os dados estatísticos que indicam o estresse e a ansiedade como um dos transtornos que mais acometem os estudantes universitários, em especial os da área de saúde, e a carência de instrumentos construídos no Brasil sobre o tema, este estudo teve como objetivo buscar evidências de validade para um conjunto de indicadores, usando, para tanto os questionários de estresse (ISSL) e de ansiedade (IDATE) combinados com um questionário sociodemográfico. Participaram desta pesquisa 506 estudantes universitários na capital do Estado de Alagoas regularmente matriculados nos cursos de Medicina e Odontologia no Centro Universitário CESMAC. Os participantes responderam coletivamente a um questionário de identificação juntamente com o sociodemográfico, o Inventário de sintomas de Estresse para adultos de LIPP (ISSL) e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Os resultados apontaram correlações positivas entre os sintomas de estresse e ansiedade com o exercício da graduação, o que vem ao encontro da literatura nacional e internacional
Referência(s)