Artigo Acesso aberto

A CONTRIBUIÇÃO DO CONTO DE FADAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2022; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 8; Issue: 5 Linguagem: Português

10.51891/rease.v8i5.5590

ISSN

2675-3375

Autores

Jane Teixeira Gomes Torres, Eliete Francisca da Silva Farias, Marcela Tarciana Cunha Silva Martins,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O educador como mediador deve utilizar estratégias de ensino adequadas ao desenvolvimento infantil e buscar de forma lúdica a interação da criança de forma prazerosa no mundo da leitura e da escrita. A partir deste entendimento a presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre a contribuição dos contos de fadas como estratégia de ensino na educação infantil. A metodologia foi uma revisão de literatura, através de leitura de livros, artigos científicos que tratam do tema. Tendo como resultado a verificação de que o conto de fadas é uma literatura com capacidade de exercitar a força do imaginário presente na infância, e que se for trabalhada de forma adequada pode contribuir para o processo de ensino na educação infantil. Concluindo que é preciso que o educador tenha um olhar atento as diversas estratégias de ensino, em especial os contos de fadas, por se tratar de um recurso didático que fazem com que a criança sinta o desejo em ir para escola e desenvolva suas potencialidades com prazer.

Referência(s)