Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Empresas Inteligentes: Os benefícios do uso da inteligência competitiva como estratégia de gestão / Smart Companies: The benefits of using competitive intelligence as a management strategy

2022; Persona Institute of Higher Education; Volume: 16; Issue: 60 Linguagem: Português

10.14295/idonline.v16i60.3399

ISSN

1981-1179

Autores

Maikon Gomes Rodrigues, Josiano César de Sousa,

Tópico(s)

Competitive and Knowledge Intelligence

Resumo

Resumo: Este artigo faz uma abordagem acerca da utilização da Inteligência Competitiva (IC) nas organizações. A problemática da pesquisa envolve buscar resposta para o seguinte questionamento: Quais são os impactos do uso da inteligência competitiva como estratégia gerencial nas empresas? Para responder a esta questão, o artigo foi elaborado com o objetivo geral de identificar os principais benefícios do uso da inteligência competitiva como estratégia de gestão nas organizações. Além disso, apresentar-se-á os conceitos e os desafios da sua implementação, apontando de que forma a inteligência competitiva pode ser utilizada para garantir vantagem competitiva. O estudo foi realizado de forma qualitativa, exploratória, a partir de uma revisão bibliográfica, buscando evidenciar os impactos decorrentes do uso da IC nas empresas. Como resultado, evidenciou-se que o uso da Inteligência Competitiva pode auxiliar diversos departamentos empresariais e garantir uma tomada de decisão mais eficiente e eficaz.

Referência(s)
Altmetric
PlumX