
Os fatores associados à relação entre tempo de tela e aumento de ansiedade em crianças e adolescentes durante a pandemia de COVID-19: uma revisão integrativa
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i8.30515
ISSN2525-3409
AutoresBianca Mendonça Andrade, Amanda Santos Meneses Barreto, Andrey Melo Campos, Brenda Louise Prado Carranza, Laura Marina Ceciliano Bomfim Souto Santana, Luciana Montalvão Gois Figueiredo de Almeida, Marisa Couto Ribeiro, Natália Palazoni Viegas Mendonça, Vitória Palazoni Viegas Mendonça, Ana Célia Goes Melo Soares,
Tópico(s)COVID-19 and Mental Health
ResumoObjetivo: Analisar os fatores envolvidos na relação entre aumento do tempo de tela e a presença de ansiedade em crianças e adolescentes durante o período da pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de artigos científicos sobre aumento do tempo de tela e ansiedade de crianças e adolescentes durante o período da pandemia de COVID-19. Foram analisados artigos das bases de dados Scielo, PubMed, Medline, Capes e Lilacs, durante o mês de abril de 2022. A busca limitou-se a artigos na língua portuguesa e inglesa, publicados durante o período da pandemia de COVID-19, completos ou disponíveis na íntegra, e com referência ao tema. Resultados: A busca inicial nas bases de dados resultou em um total de 89 publicações. Após a leitura dos títulos e resumos, 14 foram selecionados para leitura na íntegra e, destes, 8 foram escolhidos para o estudo. Conclusão: É evidente, portanto, o aumento ansiedade como impacto negativo do uso excessivo de telas durante a pandemia do COVID-19 e os fatores associados. Apesar da existência de uma escassa literatura sobre o assunto no período de tempo em questão, o conteúdo apresentado é apenas um passo para demonstrar a importância da necessidade de uma discussão ativa sobre o assunto.
Referência(s)