
Análise musical de canções em aulas de português como língua materna, na perspectiva de Copland
2022; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21165/gel.v19i1.3370
ISSN1984-591X
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO objetivo deste trabalho é apresentar alguns elementos musicais que possam servir de guia para o trabalho docente com as canções populares em aulas de português como língua materna. As orientações se baseiam na perspectiva de Copland sobre como ouvimos música. Além disso, é apresentada uma estrutura analítica da canção popular para que o professor consiga entender como o gênero canção se organiza. Por fim, apresenta-se uma análise da canção “Marchinha psicótica de Doutor Soup” de Júpiter Maçã para exemplificar como uma análise pode ser realizada com esses princípios. A análise mostra que os efeitos de sentidos são entendidos a partir do reconhecimento de estruturas musicais que não fazem parte do gênero marchinha.
Referência(s)