Relação entre a reforma do ensino médio e o programa novos caminhos: a retomada de velhas direções para a educação técnica no Brasil / Relationship between high school reform and novos caminhos program: the return of old directions for technical education in Brazil
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 5 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n5-465
ISSN2525-8761
Autores Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo apresenta uma análise sobre a Reforma do Ensino Médio, proposta em 2017, e o Programa Novos Caminhos, proposto pelo Ministério da Educação em 2019. O desenvolvimento do estudo ocorreu com base em pesquisa bibliográfica e análise documental, a fim de abordar a relação que se estabelece entre o trabalho e os processos de formação humana, desvelando aspectos recorrentes das políticas educacionais brasileiras. Concluímos que a reforma do Ensino Médio e o Programa Novos Caminhos, imprimem um caráter mercadológico à educação profissional de nível médio, indicando um processo de privatização e sucateamento, por meio da oferta em parceria público-privado e de parte da formação à distância. Contribuem para intensificar as discrepâncias que marcam o acesso à educação no país, ampliando o abismo entre formação geral e formação profissional e as desigualdades culturais e sociais.
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