Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A GESTAÇÃO DA BOSSA NOVA EM DOIS FILMES SEMINAIS

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.53450/2179-1465.rg.2022v13i1p188-203

ISSN

2179-1465

Autores

Aurora Almeida de Miranda Leão,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Os filmes Orfeu do carnaval (1958), de Marcel Camus, e O mandarim (1995), de Júlio Bressane, são foco do artigo. Partindo da pergunta “Até que ponto o audiovisual pode contribuir para a compreensão do surgimento da Bossa Nova e ajuda a preservar sua memória como reinvenção do samba?”, objetivamos desvelar como as obras inserem-se no traçado histórico do movimento carioca e como a ascendência de Orfeu se evidencia. Para isso, seguimos uma metodologia teórico-exploratória, concluindo que as obras funcionam como importante lugar de memória (NORA, 1993) do ritmo que até hoje encanta o mundo inteiro.

Referência(s)