Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Construal level theory e comportamento do consumidor: uma década de estudos e novas possibilidades de pesquisa

2022; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português

10.5585/remark.v21i3.16694

ISSN

2177-5184

Autores

Jefferson Dobner Sordi, Joana Tomazelli, Cláudio Hoffmann Sampaio, Lélis Balestrin Espartel,

Tópico(s)

Customer Service Quality and Loyalty

Resumo

Objetivo do estudo: Consolidar o reconhecimento do campo de estudos do comportamento do consumidor que se relaciona com a Construal Level Theory (CLT).Metodologia/abordagem: revisão da literatura com premissas de Grounded Theory a partir da análise de cento e dezesseis artigos publicados em dez periódicos.Principais resultados: identificou-se um campo fragmentado em sete divisões: escolha do consumidor; monetária; comunicação; autocontrole e indulgência; novos gatilhos; produto; e objetivos. O trabalho também oferece uma série de novas questões de pesquisa que podem auxiliar no desenvolvimento das subdivisões identificadas.Contribuições teóricas/metodológicas: mapeamento do campo da pesquisa de CLT e comportamento do consumidor, situação não identificada na literatura, criando e discutindo oportunidades para cada uma das temáticas desse campo.Relevância/originalidade: revisões de literatura sobre o assunto são raras e não contemplaram, ainda, o comportamento do consumidor. A proposta deste estudo é propor um guia de novas oportunidades para estudos que busquem entender os efeitos dos níveis de representação mental no comportamento do consumidor

Referência(s)