Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Centro de Tradição Gaúcha (CTG) como espaço de desenvolvimento da Educação não formal

2022; Volume: 22; Issue: 5 Linguagem: Português

10.53660/conj-1022-o13

ISSN

1657-5830

Autores

Andréia Aparecida Guimarães Strohschoen, Emiliana Valler Rubert, Carla Heloísa Schwarzer, Mélani da Silva, Simone Beatriz Reckziegel Henckes,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

A Educação não formal caracteriza-se pela intencionalidade do aprendizado, interação para aquisição dos conhecimentos, educação para a cidadania e para a manifestação das diferenças culturais. Busca desenvolver habilidades e capacidades dos sujeitos como cidadãos da sociedade, de forma reflexiva, com respeito ao outro e valorização da bagagem prévia de conhecimentos. Neste contexto, inserem-se os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs), característicos da região Sul do Brasil. Eles são espaços que mostram as manifestações culturais dos gaúchos e folclore como foi codificada e registrada por folcloristas. Neles objetiva-se disseminar a cultura gaúcha através de danças, eventos e diferentes atividades coletivas. O presente estudo busca problematizar como a educação não formal ocorre em CTGs. Apresenta caráter descritivo e abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com membros de um CTG do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Analisando os dados obtidos, foi possível inferir-se que a Educação não formal pode ser desenvolvida no CTG, pois aprende-se com o outro pela interação coletiva, norteando-se pela intencionalidade de aprender e conhecer mais, principalmente sobre a cultura gaúcha.

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