Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Caixa de cores com emulação do espectro visível para abordagem de conceitos sobre ondas eletromagnéticas no ensino fundamental

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 7 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i7.30066

ISSN

2525-3409

Autores

Ana Flávia Chaparro Viana Simões, Denise Fernandes de Mello, Guilherme dos Santos Sousa, Rafael Plana Simões,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O ensino de conceitos físicos abordando o tema ondas eletromagnéticas é um dos grandes desafios para os professores de Ciências da Natureza no ensino fundamental, uma vez que esses professores geralmente são graduados em curso de Ciências Biológicas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar um aprimoramento do objeto educacional conhecido como caixa de cores, no qual a fonte de luz é capaz de emular todo o espectro eletromagnético visível em função do comprimento de onda. É esperado que, com o uso desse objeto educacional, o estudante do ensino fundamental possa perceber que o espectro eletromagnético visível é contínuo e que cada comprimento de onda está associado a uma cor desse espectro. A caixa de cores foi construída utilizando um microcontrolador e componentes eletrônicos de baixo custo. O aparato proposto foi capaz de emular o espectro eletromagnético visível (de 400 nm até 700 nm), o que o torna inovador frente às propostas de caixa de cores já reportadas na literatura. O uso do objeto educacional permite a proposição de atividades didáticas abordando conceitos de ondas eletromagnéticas, assim como estudar padrões de absorção e reflexão dessas ondas por objetos de diferentes cores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX