Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura / Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature

2022; Persona Institute of Higher Education; Volume: 16; Issue: 60 Linguagem: Português

10.14295/idonline.v16i60.3418

ISSN

1981-1179

Autores

Joel Bruno Angelo Rocha, Zuylla Margaryda Ximenes Aragão, Antônio Jonh Lennon Da Costa Marques, Socorro Taynara Araújo Carvalho, André Sousa Rocha, Ana Karine Sousa Cavalcante,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Esse estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura sobre a ansiedade em alunos do Ensino Médio. Os dados foram consultados nas seguintes plataformar: BVS, CAPES, LILACS E SciELO por meio dos seguintes descritores: “Ansiedade” AND “Estudante” AND “Ensino Médio” ambos interligados pelo operador booleano and. Foram escolhidos: artigos publicados no intervalo de 2016 a 2021 e relacionados com o tema de investigação. Os manuscritos selecionados resultaram em 20, em que emergiram quatro categorias: Saúde mental dos Estudantes do ensino médio (n= 09), Pressões sociais (n= 05), Escolha Profissional, Mercado de Trabalho e a Competitividade Social (n= 04) e Construção de Identidade do Adolescente (n= 02). A literatura aponta que a pressão psicológica, sobrecarga de atividades escolares, a pressão familiar com relação à escolha profissional, a indecisão com o futuro, a dificuldade para estabelecer a própria identidade, contribuem para que estudantes do ensino médio sejam vulneráveis ao transtorno de ansiedade. Abstract: This study presents an integrative review of the literature on anxiety in high school students. Data were consulted on the following platforms: BVS, CAPES, LILACS and SciELO using the following descriptors: “Anxiety” AND “Student” AND “High School” both linked by the Boolean operator and. The following were chosen: articles published between 2016 and 2021 and related to the research topic. The selected manuscripts resulted in 20, in which four categories emerged: Mental health of high school students (n= 09), Social pressures (n= 05), Professional Choice, Labor Market and Social Competitiveness (n= 04) and Construction of the Adolescent's Identity (n= 02). The literature points out that psychological pressure, overload of school activities, family pressure regarding professional choice, indecision about the future, difficulty in establishing one's own identity, contribute to high school students being vulnerable to anxiety disorder. Keywords: Anxiety. High school. Student.

Referência(s)
Altmetric
PlumX