
A LEITURA DE LITERATURA INFANTOJUVENIL EM SALA DE AULA: UM RELATO SOBRE FORMAÇÃO DE LEITORES EM UMA TURMA DE 7º ANO
2022; Volume: 16; Issue: 46 Linguagem: Português
10.34112/1980-9026a2022n46p863-870
ISSN1980-9026
AutoresFabiane Lemos de Freitas Garcia,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste trabalho pretende apresentar um relato sobre um projeto de leitura, desenvolvido com uma turma de 7º ano de escola pública municipal em Três Lagoas, MS, a partir da leitura de Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Como parte integrante de um curso de especialização, a proposta surgiu diante da observação da realidade sobre a prática e o ensino da leitura de literatura em sala de aula da professora- pesquisadora. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, e, a partir de entrevistas, foram apurados dados relativos à experiência leitora dos alunos, o que possibilitou um quadro real sobre o desencontro entre o leitor e o texto literário. Os resultados alcançados foram satisfatórios, na medida em que oportunizou aos alunos a leitura da obra lobateana e, principalmente, condicionou uma mudança de postura da professora-pesquisadora sobre sua prática de ensino da leitura de literatura.
Referência(s)