Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Bosque como espaço de integração social e formação do sujeito ecológico

2022; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17271/rtgs.v1i2.3165

ISSN

2764-6769

Autores

Mariana Closs Salvador-Shiinoki, Ellen Rúbia Diniz, Daniel Augusto dos Santos Alves, Gustavo Henrique Batista Barbara, João Vitor Lopes Milan,

Tópico(s)

Animal and Plant Science Education

Resumo

A natureza é a condição fundamental para a sobrevivência humana, contudo a ação destrutiva e invasora da espécie tem acarretado os diversos problemas enfrentados na atualidade. Nesse contexto, um instrumento de intervenção para a utilização responsável e adequada dos recursos naturais é a educação. Ações de Educação Ambiental são essenciais para o desenvolvimento da consciência ecológica, redução dos impactos ambientais e para a construção da sustentabilidade social e econômica. Assim, o objetivo deste trabalho foi a implantação de um bosque, nas dependências do Instituto Federal do Paraná - IFPR - Campus Ivaiporã. Esta iniciativa visa despertar sentidos e significado a todos os indivíduos da instituição, além de desenvolver o sentimento de pertencimento, construir relações de corresponsabilidade e promover o engajamento para as questões ambientais. O plantio de 100 árvores de espécies nativas do Paraná foi realizado pelos servidores, terceirizados e por cada turma da instituição. Cada árvore recebeu uma placa de identificação contendo o nome comum, científico, nome do servidor/turma que a plantou e um código de resposta rápida, que possibilita o acesso a informações mais detalhadas sobre a espécie. Para que as atividades no espaço construído sejam contínuas e relacionadas ao objetivo de somar experiências e ampliar conhecimentos estão em andamento avaliações periódicas da sobrevivência e crescimento das espécies. Espera-se que a partir dessas ações e com a atuação direta com o cuidado do bosque e vivências neste ambiente, seja possível gerar novas e promissoras perspectivas sociais e educacionais.

Referência(s)