
Discutindo potencialidades de textos antigos para o ensino fundamental em Matemática
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 9; Issue: 26 Linguagem: Português
10.30938/bocehm.v9i26.8008
ISSN2447-8504
AutoresPatrícia Sheila Figueiredo Pereira, João Cláudio Brandemberg,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoNeste artigo, apresentamos uma síntese da pesquisa que compõe nossa dissertação de mestrado, na qual discutimos as potencialidades de textos históricos de matemática para situações de ensino na Educação Básica. Para tanto, evidenciamos que os textos antigos são constituídos de potencialidades didáticas passíveis de serem exploradas no estudo de conteúdos matemáticos no Ensino Fundamental. Fundamentamos nossa pesquisa nas concepções de Miguel (1997), Mendes e Chaquiam (2016), Brandemberg e Mendes (2005), Brandemberg (2020), Brandemberg (2021), que abordaram temas semelhantes, bem como buscamos em Boyer (1974) e Eves (2011) um contexto matemático no qual os textos históricos considerados estavam inseridos. Identificamos textos antigos do Egito e da Babilônia que podem ser utilizados no ensino e na aprendizagem da matemática e, a título de exemplo, destacamos o papiro de Rhind, com o qual elaboramos uma atividade didática voltada para sala de aula. Certificamos que tais textos antigos possuem potencialidades que viabilizam o aluno desenvolver habilidades que contribuem na construção do conhecimento matemático.
Referência(s)