Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma antiga demonstração do teorema de Pitágoras desde a perspectiva da geometria dinâmica

2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ; Volume: 9; Issue: 26 Linguagem: Português

10.30938/bocehm.v9i26.8030

ISSN

2447-8504

Autores

Ivonne C. Sánchez, Luis Andrés Castillo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Com o propósito de contribuir com o uso de objetos de aprendizagem baseados em informações advindas da História da Matemática, neste trabalho se descreve a demonstração do teorema de Pitágoras realizada por Sócrates com o software GeoGebra. A fonte desta demonstração vem da coleção na obra intitulada The Pythagorean Proposition de autoria de Elisha Scott Loomis, publicada no ano de 1968 pela National Council of Teachers of Mathematics. O motivo de promover processos de ensino da matemática mediado pelo uso da História da Matemática e as Tecnologias Digitais vem de um cenário de pesquisa em três décadas, nas quais pouco se tem produzido nas interações destas duas tendências na Educação Matemática. Espera-se que este trabalho seja um apoio direto à prática pedagógica dos professores que lecionam Matemática na Educação Básica que tenham vontade de integrar Tecnologias Digitais nas suas aulas e seja de inspiração para a criação dos seus próprios materiais didáticos baseados em informações históricas da Matemática.

Referência(s)