Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Populismo, desinformação e Covid-19

2022; Coimbra University Press; Volume: 22; Issue: 40 Linguagem: Português

10.14195/2183-5462_40_12

ISSN

2183-5462

Autores

Cláudio Luís de Camargo Penteado, Denise Goya, Patrícia Dias dos Santos, Luiza Jardim,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

As plataformas digitais têm se configurado como terreno fértil para a propagação de discursos populistas e de desinformação. Neste contexto, o artigo tem como objetivo realizar um estudo da comunicação no Twitter de Jair Bolsonaro, Presidente do Brasil, durante a pandemia da Covid-19. Nesse período, o presidente brasileiro se posicionou contra as medidas de isolamento social e fez a defesa de medicamentos sem eficácia para o tratamento da Covid-19, o que gerou dificuldades para o combate da epidemia no país. Visando estudar as estratégias de comunicação adotadas por Bolsonaro durante o período inicial da pandemia, o estudo realizou uma análise em dois níveis: (i) análise de tópicos de todas as publicações no período; e (ii) análise de conteúdo das 100 mensagens mais retuitadas. Os resultados indicam que a estratégia de comunicação populista, evocando emoções de raiva e com porcentagem relevante de desinformação, produz os conteúdos que são mais compartilhados por seus seguidores.

Referência(s)