Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As cavernas como tema interdisciplinar no ensino fundamental

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.34024/revbea.2022.v17.13432

ISSN

1981-1764

Autores

Daniel De Stefano Menin, Luciene Regina Paulino Tognetta, Denise de La Corte Bacci,

Tópico(s)

Geography and Environmental Studies

Resumo

Frente às atuais discussões globais sobre a conservação da diversidade natural, este artigo tem como objetivo relatar experiências na implementação de um projeto educativo que aborda a Espeleologia como tema gerador e suas possibilidades de diálogo com o currículo escolar do ensino fundamental numa perspectiva interdisciplinar. O projeto educativo apoia-se nos referenciais teóricos da Geoconservação, da Educação Ambiental e da interdisciplinaridade, baseando-se na própria atividade e participação do sujeito como construtor dos conhecimentos para promover a aprendizagem. Desenvolvido em escolas públicas e particulares, para a faixa etária de 10 a 12 anos, o projeto é composto de duas fases, uma relacionada à formação continuada de professores, que aborda conceitos específicos de espeleologia, e outra na qual os estudantes desenvolvem projetos interdisciplinares relacionados ao tema das cavernas. Os resultados indicam que este projeto educativo sensibilizou os estudantes para a compreensão das diferentes áreas do conhecimento associada à espeleologia, promoveu aprendizagens significativas e contextualizadas e possibilitou o desenvolvimento de projetos interdisciplinares nas escolas, com participação efetiva dos estudantes.

Referência(s)