Estágio docência da disciplina de patologia das edificações no curso de graduação em engenharia civil / Teaching internship in the subject of pathology of buildings in the civil engineering undergraduate course
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 6 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n6-098
ISSN2525-8761
AutoresJosé Maria de Moura Júnior, Eliana Cristina Barreto Monteiro, Natália Muller Pintan, Lucas Amorim Amaral Menezes, Lorena Vila Bela Costa, Tatiana Monique Adelino De Souza, Wildson Wellington Silva,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoA disciplina de Patologia das Edificações é uma eletiva ofertada no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. O objetivo do estágio docência foi desenvolver a prática em ministrar os conhecimentos abordados na disciplina, propiciando obter experiências nas atividades de docência, bem como auxiliar as professoras no desenvolvimento das atividades acadêmicas, tais como: criação e correção de atividades, trabalhos e provas. Devido à pandemia, as aulas foram online, divididas nas segundas-feiras e quartas-feiras, onde, o primeiro dia era dedicado à parte teórica e o segundo dia voltado para práticas de metodologia ativa, como Aprendizagem Baseada em Problemas e Gamificação. A disciplina contou com 47 alunos inscritos, dos quais 37 foram aprovados por média, 2 aprovados após prova final e 8 reprovados por falta. A nota média final da disciplina foi 9,05. Diante dessas atividades, o estágio docência exigiu domínio teórico da disciplina e capacidade didática do conteúdo, habilidade, além da adaptação para as aulas online e as metodologias adotadas. Conclui-se que a atividade de estágio docência foi de extrema importância para o crescimento acadêmico, profissional e humano.
Referência(s)