O crescimento do consultório farmacêutico entre os anos 2017 a 2020 na cidade de Imperatriz-MA / The growth of the pharmaceutical consulting between 2017 and 2020 in the city of Imperatriz-MA
2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 8; Issue: 6 Linguagem: Português
10.34117/bjdv8n6-105
ISSN2525-8761
AutoresGeisa Sousa Pessoa, Marcos Diego Pereira Da Silva,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO consultório farmacêutico é um espaço onde o farmacêutico pode atender as pessoas preservando a individualidade da consulta. Suas atividades englobam a orientação do paciente sobre como usar medicamentos prescritos, avaliação do conjunto de medicamentos usados pelo paciente quanto a dosagem, horário de consumo e possíveis interações, comunicação com outros profissionais da saúde. O objetivo desse trabalho foi analisar o crescimento do consultório farmacêutico entre os anos 2017 a 2020 na cidade de Imperatriz-MA. O presente trabalho caracterizou-se por um estudo exploratório descritivo com caráter qualitativo, onde também se caracterizou como uma pesquisa de campo. Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas estruturadas com 05 (cinco) destes gestores, entre os meses de março a abril do ano de 2022. Para a realização da análise de dados dos discursos obtidos das entrevistas com os gestores, foi utilizado o software Qualiquantisoft®, que consiste basicamente em analisar o material verbal coletado em pesquisas que têm depoimentos como sua fonte de informação, extraindo-se de cada um destes materiais obtidos informações, formulado assim o Discurso do Sujeito Coletivo (DCS). Através das análises nos quadros, os resultados apontaram que todos os participantes apontaram que a Assistência Farmacêutica é uma das principais estratégias para o crescimento do consultório farmacêutico, pois proporciona assim uma maior atenção e educação em saúde. Foi ressaltado que quando se adota uma boa política de atendimento torna-se o cliente ainda mais fidelizado nos serviços e produtos dos consultórios farmacêuticos.. Observou-se a importância das tecnologias para um processo mais rápido de atendimento ao cliente, vendas mais fidelizadas e colaboradores mais participativos no âmbito do consultório farmacêutico.
Referência(s)