Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Cota não é Esmola

2022; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.25247/p1982-999x.2022.v22n1.p46-62

ISSN

1982-999X

Autores

Viviane Cristina Vieira, Johan Gabriel Capucho Von Behr, Fernando Fidelix Nunes, Juliana Harumi Chinatti Yamanaka,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O presente artigo carrega como objetivo a compreensão do discurso antirracista na obra “Cota não é esmola”, da cantora e compositora Bia Ferreira, sob a luz dos Estudos Discursivos Críticos, e como esse discurso interage com o discurso hegemônico racista. Para realizar tais análises, fez-se abordagem qualitativa de cunho documental para a coleta de dados e apoiou-se sobre os Estudos Críticos do Discurso de autores como van Dijk. Ao final, conclui-se que a obra multimodal analisada apresenta diversos níveis de discurso antirracista e antihegemônico, atuando em âmbitos cognitivos, pessoais e socioculturais.

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