Artigo Acesso aberto

Marca coletiva: um estudo sobre a influência da marca “Região do Queijo da Canastra” na geração de valor para os produtores de queijo canastra

2022; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/influencia-da-marca

ISSN

2448-0959

Autores

Alex Alves Vinhas, Larisse Loise dos Santos,

Tópico(s)

Agricultural and Food Sciences

Resumo

Em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado, as organizações se veem obrigadas a buscar estratégias de diferenciação e valorização para seus produtos. Neste âmbito entra o papel das marcas, que são uma forma de exprimir os valores que uma organização deseja transmitir ao público consumidor. Dentro desse contexto de marcas surge um tema novo e ainda pouco estudado no Brasil, que são as marcas coletivas. Em 2014 a Associação dos Produtores de Queijo Canastra lançou uma marca coletiva para os queijos produzidos por seus associados. A fim de aprofundar um pouco mais sobre o assunto, o presente trabalho busca responder ao seguinte questionamento: Como a criação da marca “Região do Queijo da Canastra” influencia na entrega de valor dos produtores? Desta forma, o presente estudo tem como objetivo geral: analisar a influência da criação da marca Região do Queijo da Canastra, e como ela contribui para agregar valor aos produtos do ponto vista dos produtores e da associação. Assim, para desenvolver esse trabalho definiu-se como metodologia uma pesquisa descritiva, utilizando-se do método estudo de caso. Para obtenção dos dados necessários junto a entidade detentora da marca utilizou-se de questionário aberto. E para complementar as informações foram realizadas entrevistas com produtores que utilizam a marca em seus produtos. Ao final do estudo o objetivo geral foi atendido, e concluiu-se que a marca tem influenciado na geração de valor agregado para os queijos vinculados a ela. Isso é percebido ao verificarmos um aumento nas vendas e um maior reconhecimento da qualidade dos produtos. Verificou-se ainda que o número de associados da entidade detentora da marca cresceu em torno de 50% após o desenvolvimento dela. Por fim, ressalta-se que estas considerações se referem exclusivamente à marca citada, o que não garante que marcas similares apresentem o mesmo desempenho.

Referência(s)