
Ferramentas digitais para o ensino da produção oral em língua inglesa de estudantes equatorianos: uma revisão sistemática
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i8.30961
ISSN2525-3409
AutoresJardel Coutinho dos Santos, Emiliana Souza Soares, Mariana Santana Santos Pereira Costa,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho apresenta uma revisão sistemática com base nos estudos empreendidos por Intriago et al., (2016), Calero et al., (2018), Santamaria et al., (2018), Sevy-Biloon e Chroman (2019), Yumi-Guacho et al., (2020) e Cabrera-Solano (2020 cujo objetivo foi apresentar evidências empíricas sobre a utilização das ferramentas digitais para o ensino da produção oral em língua inglesa no contexto equatoriano de ensino considerando o recorte temporal de 2016 – 2021. A coleta dos dados foi feita nas plataformas digitais nacionais e internacionais de estudos (Google Acadêmico, SCOPUS, Web of Knowledge, Latindex, ERIC). Inicialmente, durante a fase de seleção de artigos, foram encontrados 23 estudos, entretanto, somente seis foram usados segundo os critérios de inclusão e exclusão. Os resultados encontrados mostraram seis diferentes ferramentas (google apps, soundcloud, video blogging, video chat, whatsApp, e portafolio digital) que foram utilizadas em sala de aula e contribuíram no desenvolvimento da produção oral dos estudantes. As implicações desta pesquisa mostram a lacuna de estudos que focam na competência da produção oral dos estudantes da educação básica, além da falta de pesquisas voltadas para aspectos específicos da produção oral, como a melhora da fluidez ou pronunciação.
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