
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA EM EVENTOS: A CONSOLIDAÇÃO DAS JORNADAS IBERO-AMERICANAS DE PESQUISAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO (JORNEDUC) COMO ESPAÇO DE TROCAS E FORMAÇÃO.
2022; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português
10.36732/riep.vi.155
ISSN2674-5976
AutoresFernanda María Melo Alves, Cláudio Nei Nascimento da Silva, Eder Alonso Castro,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO presente trabalho analisa as Jornadas Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação (JORNEDUC), de 2016 a 2020, a partir do conteúdo disponível no repositório no site institucional do Grupo Nova Paideia, promotora do evento. Selecionam-se e sistematizam-se e os dados e verifica-se a relevância do seu conteúdo acadêmico e científico e o impacto do evento. Optou-se por um estudo de caráter descritivo e exploratório, que adota uma abordagem quali-quantitativa. Os resultados mostram que o grupo promotor do evento e a comunidade investigadora e docente iberoamericana efetuam estas jornadas de forma regular, que tem aumentado o número de participantes, comunicações e atividades complementares, cuja visibilidade é facilitada pelo uso das tecnologias de informação e comunicação e a internet. A produção cientifica resultante do evento é disponibilizada em acesso aberto, sob a forma de anais, números especiais de revista e repositório de slides das comunicações orais. Os resultados evidenciaram, ainda, que o evento consolida-se como uma experiência coletiva de integração e trocas interinstitucionais e internacionais.
Referência(s)