Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

LITERATURA INFANTIL E VALORES INCLUSIVOS

2022; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.47295/mgren.v11i1.238

ISSN

2317-0433

Autores

Luiza Gomes dos Santos Bessa,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo tem como propósito discutir a importância da literatura infantil para o desenvolvimento social, cognitivo, emocional e afetivo da criança, bem como observar de que forma essa literatura pode ser usada para construção de valores como a aceitação, o respeito, o acolhimento e a empatia enquanto sujeito de uma sociedade multicultural. Demanda também verificar como as histórias infantis, elaboradas de forma lúdica, abrem leques de oportunidades para expor temas delicados e conflituosos como: deficiências físicas, preconceito racial, exclusão, bullying, etc. A problemática será analisada a partir de duas obras direcionadas ao público infantil que trazem reflexões significativas sobre a inclusão, são elas: O coelho sem orelhas de Til Schweiger e Klaus Baumgart e Tudo Bem Ser Diferente, de Todd Parr, que abordam a temática de forma ampla e divertida, visando uma convivência mais tolerante na sociedade.

Referência(s)