Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DESCONSTRUINDO O PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DO GÊNERO CONTO

2022; UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.47295/mgren.v11i1.226

ISSN

2317-0433

Autores

Marcílio José Ferreira Nunes,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Os estudos de Wiliam Labov, da década de 1960, cuja centralidade é a heterogeneidade linguística, ensejaram vários trabalhos no intuito de desnudar e deslegitimar metalinguagens preconceituosas advindas da equivocada noção da homogeneidade linguística. Todavia, esse tipo de abordagem inoportuna sobre a língua ainda é recorrente e precisa ser combatida, sobretudo, nas escolas. Nessa perspectiva, em consonância com a proposta do Programa de Mestrado Profissional em Letras, intervimos em sala de aula objetivando a conscientização dos discentes sobre o reconhecimento do Preconceito Linguístico como forma de combatê-lo, propondo a produção de contos com enredos que tratassem do referido preconceito linguístico. Com nossa intervenção, os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que foi apresentada e compreendida a problemática do preconceito linguístico por meio da produção dos contos dos discentes.

Referência(s)