
Análise de metodologias ativas de ensino-aprendizagem abordadas no COBENGE
2022; Instituto Federal de Educação; Volume: 8; Issue: jan./dez. Linguagem: Português
10.31417/educitec.v8.1781
ISSN2446-774X
AutoresLeonardo Vinícius Paixão Daciolo,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO processo educacional de ensino-aprendizagem no ensino superior apresenta constante evolução, possibilitando diferentes abordagens nas múltiplas áreas do conhecimento. A formação de engenharia civil se pauta no processo de engenhar, solucionar problemas, transformar, planejar, executar projetos e produtos. Decorrente da dinâmica e necessidades de desenvolvimento de competências e níveis cognitivos superiores, metodologias ativas de ensino-aprendizagem podem ser aplicadas para potencializar estas características. Contudo, tais práticas ainda são restritas e pouco conhecidas, sobretudo diante da carência de formação docente. Neste sentido, esta pesquisa qualitativa busca conhecer e analisar experiências nacionais de implantação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em cursos de engenharia civil. Foram coletados artigos publicados no COBENGE nos últimos 5 anos (2016 a 2020), os quais foram analisados segundo a localização e perfil da instituição de ensino superior, tipo de metodologia ativa utilizada e área da disciplina na engenharia civil. Os resultados demonstraram um grande potencial de desenvolvimento e aplicação destas metodologias, em vista à abrangência nacional das instituições, de seu perfil e às disciplinas ministradas.
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