Artigo Acesso aberto Revisado por pares

“Vida Maria”

2022; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29147/datjournal.v7i2.530

ISSN

2526-1789

Autores

Juliana Baptista dos Santos, Luisa Paraguai,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

As tecnologias digitais e os avanços proporcionados pela computação gráfica no campo das artes visuais, influem o processo de criação e modos de operar a imagem do cinema de animação, ao final do século XX. A partir da década de 80, as relações entre arte, mídia e tecnologia se intensificam provocando discussões sobre a produção artística e a difusão de novos produtos culturais. O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as características das imagens numéricas figurativas, no contexto do paradigma pós-fotográfico (Santaella e Nöth, 1998), enquanto representam o cotidiano, considerando o conceito de rememoração, sob as discussões de Aumont (1993) e Gombrich (1986). O artigo também aponta as reflexões da contemporaneidade a partir das imagens modeladas ao escolher como objeto de estudo o cinema de animação nacional, na obra “Vida Maria”, produzido no Ceará, pelo diretor Márcio Ramos em 2006.

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