Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estresse, qualidade do sono e qualidade de vida em acadêmicos da área de saúde

2022; Linguagem: Português

10.36239/revisa.v11.n2.p232a243

ISSN

2316-848X

Autores

Gabriella Karolyna Gonçalves, Kamila Aurora dos Santos, Marcus Vinícius Ribeiro Ferreira, Rodrigo Marques da Silva,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

Objetivo: Analisar o estresse acadêmico, a qualidade do sono e a qualidade de vida de estudantes da área de saúde. Método: Trata-se de um quantitativo, transversal realizado com 34 discentes de enfermagem de uma faculdade privada de Goiás, via google forms, de novembro a dezembro de 2021 por meio de Formulário para caracterização sociodemográfica e acadêmica e; Instrumento para Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem, Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh; e Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida. A análise ocorreu no Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 20.0. Resultados: Verificou-se predomínio alto nível de estresse geral (52,9%), alto estresse nas atividades teóricas (23,5%), muito alto estresse na formação profissional (20,6%) e médio estresse na realização de atividades práticas (20%). Os discentes apresentaram baixa qualidade do sono (79,4%) e moderada(41,2%) e baixa qualidade de vida (35,3%). Conclusão: o ambiente acadêmico e suas demandas são percebidos como estressores pelos discentes, principalmente quanto às atividades teóricas, às práticas clínicas e a formação profissional, com impacto negativo à sua qualidade do sono e qualidade de vida. Descritores: Estresse Psicológico; Estudantes; Qualidade de Vida.

Referência(s)