Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Encontro de Saberes: por uma universidade antirracista e pluriepistêmica

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 28; Issue: 63 Linguagem: Português

10.1590/s0104-71832022000200012

ISSN

1806-9983

Autores

Pablo de Castro Albernaz, José Jorge de Carvalho,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Resumo O artigo discute o projeto Encontro de Saberes, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa e iniciado na Universidade de Brasília em 2010, como um movimento de inclusão étnica e racial e de descolonização das bases eurocêntricas dos currículos das nossas universidades. O foco central do Encontro de Saberes é trazer os mestres e mestras dos saberes das comunidades tradicionais (indígenas, afro-brasileiras, quilombolas, entre outras) para que atuem como docentes nas universidades, mesmo quando não possuam escolaridade alguma. Na medida em que os mestres e mestras são também pessoas negras e indígenas, sua presença no lugar de autoridade acadêmica, porém com uma formação intelectual com base em epistemes não eurocêntricas, contribui para o enfrentamento da dupla face do racismo constitutivo das nossas instituições de ensino superior e pesquisa desde sua fundação: o racismo étnico e fenotípico e o racismo epistêmico.

Referência(s)