
Ensino remoto: perspectivas e percepções dos professores de Ciências da rede municipal de ensino de Cajazeiras – estado da Paraíba, Brasil
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE; Volume: 6; Linguagem: Português
10.29215/pecen.v6i0.1855
ISSN2526-8236
AutoresKallyanne Fernandes da Silva Santos, José Deomar de Souza Barros,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
Resumo<p>Os docentes enfrentam diversas dificuldades, como também mudanças na busca de aprendizagens significativas por parte dos discentes. No contexto da pandemia do COVID-19 as dificuldades aumentaram, sendo adotado pelos professores o ensino remoto como estratégia pedagógica para que os discentes continuassem a ter acesso à educação. Neste aspecto, a presente pesquisa teve por objetivo conhecer as perspectivas e percepções acerca do ensino remoto dos docentes de Ciências do Ensino Fundamental II na cidade de Cajazeiras-PB. Foram realizadas entrevistas, com seis docentes do componente curricular Ciências Naturais atuantes na Rede Pública Municipal de Ensino de Cajazeiras, através do <em>Google Meet </em>com utilização de questionário semiestruturado. Para a interpretação do material coletado foi adotada a técnica da análise de conteúdo. As docentes entrevistadas têm entre 10 e 25 anos de atuação no ensino de Ciências. Nas aulas presenciais os recursos citados como maior utilização foram livro didático, projetor de slides, e quadro branco, e quanto à participação dos discentes nas aulas as docentes consideraram satisfatória, e com bom aproveitamento. No ensino remoto predomina o uso do <em>Google Meet</em>, <em>YouTube, Google forms, WhatsApp</em>, já o aproveitamento tornou-se regular devido a falta de apoio familiar e falta de acesso a internet com velocidade satisfatória para acompanhar as aulas e atividades. Conforme relato das entrevistadas, o ensino remoto sobrecarregou as demandas de trabalho docente, que mesmo com uso das tecnologias mantém o método tradicional de ensino. Destaca-se a necessidade da oferta de cursos de formação continuada para o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, na busca de melhorar o desempenho docente, bem como maior qualidade no processo ensino-aprendizagem em situações extraordinárias.</p><p><strong>Palavras chave</strong>: Ensino remoto, Ciências, Ensino Fundamental.</p>
Referência(s)