
Os estudos na área de inclusão na Educação Infantil: um olhar sobre trabalhos produzidos
2022; Volume: 22; Issue: 8 Linguagem: Português
10.53660/conj-1140-s12
ISSN1657-5830
AutoresIsabela Araujo Vaca Diez, Daniela Cristina Barros de Souza Marcato,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo é proveniente de uma pesquisa com o caráter investigativo, o qual teve como objetivo investigar pesquisas que unem a temática de Inclusão escolar a começar na primeira infância. A busca priorizou os artigos disponíveis nas plataformas da Anped e do Google Acadêmico no período de 2008 a junho de 2020, como recorte temporal. Teve como fundamentação teórica Mendes (2010), Glat (2007) e normativas como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). A seleção resultou em 13 artigos pertinentes para a investigação. A partir da leitura destes, percebemos semelhanças e divergências nas concepções de educação inclusiva na Educação Infantil, as quais discutimos à luz de nossos pressupostos teóricos. Embora haja respaldo em leis e normativas, muitas crianças da Educação Especial ainda não encontram escolas que atendem as suas necessidades. Os resultados apontam que grande parte desses estudos são ainda exploratórios e conclusões semelhantes, sem aprofundarem as especificidades necessárias para que a inclusão de todas as crianças tenha início na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, visto que, é nesse ambiente onde as crianças são desafiadas a desenvolverem-se de maneira integral, por meio da interação entre seus pares e troca de conhecimentos.
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