Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Percepção de discursos de ódio em jogos eletrônicos online por adolescentes de Alagoas

2022; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Issue: 43 Linguagem: Português

10.12957/soletras.2022.63256

ISSN

2316-8838

Autores

Ritaciro Cavalcante da Silva, Sérgio Ifa,

Tópico(s)

Social Media and Politics

Resumo

Este artigo discute sobre discursos de ódio e preconceito veiculados em ambientes de jogos eletrônicos na modalidade online, através das falas de adolescentes praticantes destes jogos que relataram sofrer ou testemunhar discursos proferidos contra gêneros ou etnias percebidos como não padrão, além de formular reflexões dos processos envolvidos na construção e manutenção destes discursos (MORTENSEN, 2018; DOWLING, 2020; BULUT, 2021). Este estudo se insere na Linguística Aplicada (FABRICIO, 2006; MAGNANI, 2014) porque entendemos a prática de jogar como portadora de ideologias que podem promover discursos de ódio através de ideais de maestria tecnológica e autopercepção (KOCUREK, 2015). Discorremos sobre a modalidade de jogar em aparelhos celulares, citando o exemplo do jogo Free Fire, e como as condições de produção e o consumo deles podem promover discursos de ódio. Analisamos falas de três adolescentes e suas reações aos discursos sofridos ou testemunhados. Percebemos uma falta da percepção da gravidade de tais discursos por parte de jogadores e desenvolvedores dos jogos, e que a permissividade com discursos de ódio em ambientes online precisa ser combatida.

Referência(s)