Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Avaliação do ensino-aprendizagem na disciplina de física através da experimentação e lista de exercícios: vivências no Programa de Residência Pedagógica

2022; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português

10.53660/clm-369-368

ISSN

1414-7327

Autores

Flávio José de Carvalho Sousa, Ítalo Marcos de Lima, Haroldo Reis Alves de Macêdo,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Diversas são as práticas pedagógicas aplicadas ao ensino de física visando o aprimoramento da assimilação dos conteúdos. No entanto, a repetição dos métodos tradicionais como a memorização de equações não garante o aprendizado por si só, é preciso verificar os meios de ensino utilizados para detectar as causas de baixo rendimento dos alunos na disciplina. Esse artigo consiste em uma avaliação do ensino-aprendizagem na disciplina de física em uma turma de segundo ano de uma escola na cidade de Picos, no Piauí, através de listas de exercícios e da produção e apresentação de experimentos em sala. A pesquisa se deu durante a participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Dessa forma, foi possível ser feita uma análise dos dados obtidos e assim ser percebido pontos cruciais a serem trabalhados na disciplina de física, onde não só o uso da linguagem matemática era um problema a ser solucionado, mas a compreensão textual também se fazia presente como obstáculo. Foi comparado o desempenho dos estudantes por meio de gráfico elaborado a partir da pontuação obtida em cada atividade e, através disso, notou-se que os meios convencionais de ensino podem ser associados às práticas que valorizem o trabalho em grupo e a pluralidade do ensino, tornando-se mais eficaz.

Referência(s)
Altmetric
PlumX