
Avaliação do ensino-aprendizagem na disciplina de física através da experimentação e lista de exercícios: vivências no Programa de Residência Pedagógica
2022; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português
10.53660/clm-369-368
ISSN1414-7327
AutoresFlávio José de Carvalho Sousa, Ítalo Marcos de Lima, Haroldo Reis Alves de Macêdo,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoDiversas são as práticas pedagógicas aplicadas ao ensino de física visando o aprimoramento da assimilação dos conteúdos. No entanto, a repetição dos métodos tradicionais como a memorização de equações não garante o aprendizado por si só, é preciso verificar os meios de ensino utilizados para detectar as causas de baixo rendimento dos alunos na disciplina. Esse artigo consiste em uma avaliação do ensino-aprendizagem na disciplina de física em uma turma de segundo ano de uma escola na cidade de Picos, no Piauí, através de listas de exercícios e da produção e apresentação de experimentos em sala. A pesquisa se deu durante a participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Dessa forma, foi possível ser feita uma análise dos dados obtidos e assim ser percebido pontos cruciais a serem trabalhados na disciplina de física, onde não só o uso da linguagem matemática era um problema a ser solucionado, mas a compreensão textual também se fazia presente como obstáculo. Foi comparado o desempenho dos estudantes por meio de gráfico elaborado a partir da pontuação obtida em cada atividade e, através disso, notou-se que os meios convencionais de ensino podem ser associados às práticas que valorizem o trabalho em grupo e a pluralidade do ensino, tornando-se mais eficaz.
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