
Escola Modelo Benedito Leite no início o século XX em São Luís - MA: conversando sobre método
2022; Volume: 22; Issue: 4 Linguagem: Português
10.53660/clm-315-322
ISSN1414-7327
AutoresDelcineide Maria Ferreira Segadilha, Dandara Serrano,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoNo presente artigo apresenta-se resultados de pesquisa que teve como objetivo investigar o método de ensino introduzido pela Escola Modelo Benedito Leite, quando de sua implementação em São Luís do Maranhão no período de 1900 a 1911. Situa-se na dimensão História Cultural; domínio da História da Educação; campo temático métodos e práticas de ensino; abordagem qualitativa de tipo documental. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e documental. Na bibliográfica, tomou-se como principal referência o livro O mestre e a escola de Antonio Barbosa de Godóis (1910) e Souza (1998). Em relação à documental, examinamos correspondências da direção da Escola Modelo Benedito Leite para os governadores do Estado do Maranhão. Como resultados, verificamos que a Escola Modelo Benedito foi a instituição executora da introdução do método de ensino intuitivo no âmbito da educação pública em São Luís-Ma, mediada pelas ações de Antonio Barbosa de Godóis. Um processo de interações constitutivas de subjetividades coletivas que se concretizavam nas posturas e práticas construtoras do novo fazer pedagógico em cena.
Referência(s)