Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A educação inclusiva como catalisador para o desenvolvimento biográfico de jovens refugiados

2022; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 61 Linguagem: Português

10.5585/eccos.n61.22193

ISSN

1983-9278

Autores

Axel Foeller-Mancini,

Tópico(s)

Sociology and Education Studies

Resumo

Contra o pano de fundo dos atuais fluxos migratórios, o artigo descreve os desafios para a integração nas sociedades receptoras. Desde 2015, novas estruturas na educação surgiram na Alemanha. As escolas e universidades desenvolveram programas que permitem aos jovens refugiados perseguir seus interesses e objetivos profissionais. De particular importância é a aquisição da língua nacional. Foram estabelecidos centros em todos os estados federais onde o alemão como segunda língua pode ser aprendido. A cooperação entre esses centros e as escolas constitui uma base importante para a integração linguística dos refugiados. Os princípios da integração social são explicados usando o exemplo da classe internacional estabelecida em uma escola Waldorf. Uma dissertação de ciências sociais foi escrita na Universidade de Artes e Ciências Sociais de Alanus, que examinou experiências educacionais concretas nesta escola. No caso da vinheta de um adolescente afegão, os problemas e abordagens para soluções no trabalho com jovens migrantes são analisados como exemplos. Com esta análise de caso, o reconhecimento institucional e a promoção de habilidades trazidas junto podem ser apresentados como um recurso significativo para uma integração bem-sucedida.

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