
Implantação de jardim vertical e horta mista na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Divina Pastora, município de Junqueiro – AL
2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v11i8.31066
ISSN2525-3409
AutoresLucineide da Silva Santos, Josefa Eleusa da Rocha, Daniel de Souza Santos,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO jardim vertical é um método de jardinagem que permite que as plantas cresçam suspensa da superfície ocupando pouco espaço, a horta mista é um laboratório vivo disponível a diferentes atividades didáticas. Quando inseridas no ambiente escolar possibilitam o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem dos alunos, proporcionando a oportunidade de aprender valores ambientais. O trabalho teve como objetivo confeccionar uma horta vertical por meio da reutilização de objetos recicláveis, e instalar uma horta mista para proporciona um conjunto de vantagens à comunidade escolar, como à abordagem de temas relacionados à educação ambiental. O projeto atendeu alunos com surdez, paralisia cerebral, deficiência intelectual e síndrome de Down, almejando que fossem capazes de intervir na realidade local de modo a contribuir na reformulação de pensamentos dos autores envolvidos. A implantação das hortas, vertical e mista aconteceu no mês de agosto de 2018 à fevereiro de 2019, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Divina Pastora, localizada no município de Junqueiro – AL. Em virtude dos fatos supracitados, a criação do jardim vertical e da horta mista estimulou a capacidade motora dos alunos com necessidades especiais, através de estratégias de ensino para as disciplinas curriculares que envolvem Educação Ambiental. Dessa forma, foi posto em prática a importância do jardim e da horta no aproveitamento de materiais recicláveis, o que buscou interação entre os alunos envolvidos, e a conscientização acerca do meio ambiente e importância das plantas.
Referência(s)