Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Diversidade Amazônica: multiculturalismo e os desafios da educação inclusiva na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru

2022; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 11; Issue: 8 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v11i8.30952

ISSN

2525-3409

Autores

Maria Almerinda de Souza Matos, Ana Paula Bonifácio Barroso Tenazor, Adriana Márcia dos Santos Lopes,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

O presente visa discutir acerca da Diversidade Amazônica e a relação com o multiculturalismo e a educação inclusiva, especificamente, a questão do Multiculturalismo e os Desafios da Educação Inclusiva na Tríplice Fronteira Brasil-Colômbia-Peru. Pois ter o olhar para o multiculturalismo como requisito essencial para a inclusão, entende-se que as pessoas com deficiências devem serem aceitas e respeitadas em suas diferenças, limitações, necessidades e particularidades, compreendendo que incluir não se constitui apenas em acesso à escola e mera permanência em sala de aula, mas estar ciente de seus diretos de inclusão. A metodologia desse artigo é a pesquisa bibliográfica, que consiste no agrupamento de produções científicas que versam sobre o tema, para apresentar um panorama histórico e conceitual acerca da problemática de pesquisa analisada. Observou-se que, o ambiente educativo é de suma importância para receber os educandos que necessitam dessa inclusão, cabe aos docentes prepará-los e adaptá-los a essa realidade multicultural para o exercício da diversidade e seguramente a forma irrepreensível salutar a manifestação de cidadania, caráter e legitimo respeito, afetividade entre outros.

Referência(s)
Altmetric
PlumX