Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Quando maior concorrência aumenta preços: o efeito da criação da bandeira Elo nas taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira

2022; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.31501/ealr.v13i1.10539

ISSN

2178-0587

Autores

Eduardo Pontual Ribeiro, Rafael Pentagna Silvestre,

Tópico(s)

Banking stability, regulation, efficiency

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar como a criação da bandeira de cartão de pagamento ELO, alterou as taxas cobradas pela indústria de meios de pagamento brasileira. Em 2010, intervenção regulatória e de defesa da concorrência resultou no fim da exclusividade entre a bandeira Visa e a adquirente VisaNet, com a expectativa de um aumento na concorrência entre adquirentes e redução das taxas cobradas. Desde 2010, o mercado experimentou uma redução da taxa de desconto, enquanto a taxa de intercâmbio cresceu no mesmo período. Já a bandeira ELO foi introduzida em 2012 pelos controladores da Cielo e passou a operar com exclusividade com esta adquirente, sinalizando um retorno à verticalização no setor. Considerando a entrada da ELO, avaliamos através de uma regressão de diferenças em diferenças o efeito desta nova bandeira de cartão sobre as taxas de intercâmbio e de desconto. As estimativas indicam que na modalidade débito a entrada da ELO mitigou a redução das taxas de desconto.

Referência(s)
Altmetric
PlumX